15/12/2015

FUNEPE recebe o Prof. Francisco José Carbonari, presidente do CEE-SP.

 

Recebemos na tarde de Sexta-feira, 11 de dezembro, a visita do Presidente do Conselho Estadual de Educação/SP, Prof. Francisco José Carbonari, do Chefe de Gabinete da Presidência do CEE-SP, Artur Torres, do Dirigente Regional de Ensino, Prof. Lucinei  Aparecido Euzébio e do Prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, os quais se reuniram com toda a diretoria da FUNEPE e, posteriormente, com seu corpo docente.

A visitação, que faz parte do projeto elaborado pelo Prof. Carbonari ao assumir a presidência do Conselho, tem o propósito de conhecer a realidade de cada Instituição Municipal vinculada ao CEE-SP. Carbonari explicou que acredita muito no modelo de gestão desenvolvido por esse tipo de Instituição, o qual chamou de híbrido, em que não é estadual nem privado, sendo mantido com os próprios recursos arrecadados da sua própria prestação de serviços, assim, não onerando os cofres públicos e prestando serviços de qualidade. Ressaltou também que as instituições de ensino municipais –como a FUNEPE – têm um vínculo peculiar com a cidade, pois, ao solicitarem a aprovação de um curso ao Conselho Estadual não estão visando ao lucro, mas sim a toda contribuição social que ele trará para a cidade e seu entorno. Assim, o Prof. Carbonari pediu à direção da FUNEPE que se mantenha firme no vínculo com toda a população e reforçou a importância dos cursos de extensão, como também a diversificação de sua oferta.

Nas palavras do Prof. Carbonari, o Estado de São Paulo é o único que vem resistindo com o modelo de Instituições de Ensino Superior Municipais, sendo que há mais de 50 delas sujeitas ao Conselho Estadual de Educação. E, justamente por acreditar nesse tipo de gestão, é que o Conselho vem estabelecendo diálogos com a Secretaria de Educação Estadual para fomentar programas específicos voltados a cursos de formação de professores, as licenciaturas, oferecidos pelas Municipais. 

Na oportunidade foi apresentada aos ilustres visitantes a realidade pedagógica da FUNEPE, a qual está com três processos tramitando no Conselho: Medicina, Direito e Educação Física, sendo que este último já obteve a aprovação de seu Projeto Pedagógico.  Nesse momento o Prof. Carbonari explicou aos presentes como é feita a tramitação dos processos dentro do Conselho ao passar pelas várias Comissões até a autorização de seu funcionamento.