Grupo de Pesquisa "Ciência do Exercício Físico - interações entre Fisiologia, Lazer, Esporte e Comportamento Motor Humano"

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS:

Uma vez que existem três pilares fundamentais a serem contemplados por um bom curso de graduação de uma faculdade (pesquisa, educação e extensão), é de total importância que seja criado e que se dê início ao Grupo de Pesquisa da Educação Física da FUNEPE, oportunizando aos estudntes e professores do curso a vivência e a interação com a pesquisa e permitindo um enriquecimento do ensino, assim como uma maior e melhor interação do curso com a comunidade (extensão).

Trazer e discutir artigos científicos no âmbito da Educação Física, desenvolvendo assim uma maior vivência dos alunos com a pesquisa. Além disso, tem como objetivo, também, o desenvolvimento de estudos que envolvam as áreas da Educação Física como um todo. 

Assim, o grupo divide-se em três linhas de pesquisa: 

Linha de Pesquisa 1: Fisiologia e Bioquímica do Exercício Físico aplicado ao Esporte e à Saúde

Tem por objetivo promover a busca e a contribuição com o aumento do conhecimento na área da Fisiologia e da Bioquímica do exercício físico. Na busca de estratégias por meio do exercício físico que possa promover os benefícios na saúde e no desempenho esportivo do indivíduo. 


Linha de Pesquisa 2: Estudo do Esporte e Lazer no âmbito sociocultural

Busca estudar questões ligadas aos fenômenos que abrangem o esporte e o lazer como fundamentais e atuantes nas sociedades contemporâneas em diferentes ambientes e desenvolvimento. 


Linha de Pesquisa 3: Estudo do Comportamento Motor Humano
 

Tem como objetivo aumentar o conhecimento na área do Comportamento Motor. Para tal, tem como função estudar os processos de aprendizagem, de controle e de desenvolvimento motor. 

COMPOSIÇÃO:

O grupo de pesquisa reúne professores, pesquisadores e estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), com contribuição de outros pesquisadores independentes ou vinculados a instituições de ensino e pesquisa, do Brasil ou do exterior. 


Líder:

Prof. Dr. Fernando Fabrizzi (docente na FUNEPE) 


Pesquisadores Colaboradores:
 

Profa. Me. Maria de Fátima Cataldi Paschoal (docente na FUNEPE)

Prof. Me. Júlio César Rodrigues (docente na FUNEPE)

Prof. Dr. Lucas Agostini (docente na FUNEPE)

Prof. Me. Rafael Botelho Gouveia (docente na FUNEPE)

 

Estudantes:
 

-


Estudantes Egressos:

-

Atividades do grupo de pesquisa:

São atividades das linhas de pesquisa:

  • Palestras;
  • Minicursos;
  • Ciclos de Cinema e discussões;
  • Congressos ou Jornadas sobre temáticas contemporâneas;
  • Cursos de formação de curta duração;
  • Publicações (artigos, revistas, capítulos, livros) sobre as temáticas das linhas

Dentre os objetivos do Grupo de Pesquisa “Ciência do Exercício Físico”, além da produção e circulação de conhecimentos, pretende-se também a criação de uma rede de pesquisa interna à FUNEPE em âmbito nacional e internacional. 

Atividades já desenvolvidas:
 

  1. Workshop de Forró (maio/2018);
  2. Jornada de Educação Física (maio/2018).