Estudantes de Pedagogia realizam apresentações criativas na disciplina de Literatura Infantil

A turma do curso do 2º semestre do curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, nos dias 9 e 11 do mês de agosto, protagonizaram apresentações dinâmicas e criativas como parte da Prática como Componente Curricular (PCC) da disciplina de Literatura Infantil, sob a orientação do Prof. Me. Renato Costenaro. A atividade consistiu em contação de histórias utilizando técnicas e recursos inovadores, demonstrando a capacidade dos futuros pedagogos de aliar teoria à prática.

As apresentações ocorreram em dois dias distintos e foram divididas por grupos, cada um utilizando um recurso específico para encantar a audiência e tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente.

Na segunda-feira, dia 09, houveram apresentações:

Grupo 1: Giovana e Nathália – Lenda da Vitória Régia (Recurso: Varal de Contação de História).

Grupo 2: Giovana e Geovana – A Borboletinha e seus Amigos (Recurso: História na Lata).

Grupo 3: Lívia, Cleiton, Ana Beatriz, Ana Caroline, Rayane, Ana Júlia e Abibielin – A Operação do Tio Onofre (Recurso: Espetáculo Musical).

Na quarta-feira, dia 11, houveram as demais apresentações:

Grupo 4: Carolaine, Ana Bergamachi, Thainá, Letícia e Oscar – Cinderela (adaptação) (Apresentação Teatral).

Grupo 5: Yasmin, Ana Laura, Alanis, Rayssa e Pedro – O Patinho Feio (Fantoches com Palito).

Grupo 6: Júlia, Aline e Natacha – Os Três Porquinhos (adaptação) (Teatro de Fantoches).

Segundo o professor responsável, a atividade demonstrou a importância da Prática como Componente Curricular na formação dos licenciandos, possibilitando a aplicação dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula de maneira concreta e significativa. Através da utilização de recursos criativos como varal de contação, histórias em lata, fantoches e espetáculos musicais, os alunos puderam experimentar diferentes formas de abordagem pedagógica voltadas à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental.

Prática como Componente Curricular

Conhecida no meio acadêmico como PCC, a Prática como Componente Curricular integra o curso de Licenciatura em Pedagogia e visa proporcionar aos alunos a familiarização com atividades ligadas ao ensino, fortalecendo a transposição do conhecimento teórico para o cotidiano escolar. A Prática é orientada pela análise de materiais didáticos, abordagens de ensino e elaboração de oficinas e dinâmicas, favorecendo a criação de uma rede de troca de experiências entre alunos e professores. Segundo Renato, a PCC contribui diretamente para o desenvolvimento de uma prática pedagógica reflexiva e colaborativa, que valoriza tanto a gestão e o planejamento escolar quanto o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “A experiência proporcionada pelas apresentações de contação de histórias na disciplina de Literatura Infantil reflete o compromisso da instituição em formar pedagogos capacitados e criativos, capazes de inovar e cativar seus futuros alunos”, explica o professor.