Curso de Pedagogia da FUNEPE é contemplado em edital de Bolsas PIBID e oferece Bolsa de Incentivo à Docência

Curso de Pedagogia da FUNEPE é contemplado em edital de Bolsas PIBID e oferece Bolsa de Incentivo à Docência

O curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantido pela Fundação Educacional de Penápolis, celebra em evento na próxima quinta-feira, 10, a conquista da bolsa PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Conhecida como uma  política governamental para formação de docentes em nível superior, a mesma objetiva a valorização do magistério e melhoria da qualidade da educação básica. 

A bolsa, administrada pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, contemplou a graduação da FAFIPE/FUNEPE para incentivar os alunos em sua formação.  

Em conversa com a atual coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Dra. Daniela Francisco conta sobre o evento que apresentará oficialmente o Programa para a instituição e apresenta mais informações sobre essa contribuição na formação dos discentes em nossa instituição.


Confira. 


O que este evento representa? 

O PIBID é um programa institucional que incentiva a formação de professores e professoras na área da licenciatura, realizando um financiamento (bolsa) para que discentes atuem na educação básica, alinhando teoria e prática pedagógica, com apoio da faculdade e de docentes da educação básica. O evento visa divulgar que a FUNEPE, a partir de agora, contará com este programa federal na formação do curso de Pedagogia.

 

Como surgiu a oportunidade de participar desse programa de bolsas?

A participação ocorreu por meio de edital, o curso escreveu um projeto, precisou comprovar diferentes áreas de atuação e concorrer às bolsas. Fomos selecionados, concorrendo com faculdades de todo o Brasil, públicas e particulares. 


Como isso impacta no curso de Pedagogia? 

Além de garantir para os alunos e alunas participantes uma formação que alie teoria e prática, é a oportunidade desses estudantes poderem se dedicar exclusivamente ao seu processo de formação, com apoio financeiro. 


Como esse programa irá funcionar na prática? 

Haverá um processo de seleção para vagas remanescentes. Na prática faremos um projeto de atuação nas escolas municipais, o projeto conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto visa favorecer processos de alfabetização e letramento de alunos e alunas das escolas públicas participantes. Os bolsistas serão os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, assessorados pela coordenação do curso de pedagogia/Projeto PIBID e por professores da educação básica. 

Serão 24 bolsas no valor de R$700,00 para os estudantes matriculados regularmente no curso de Pedagogia. O estudante interessado deve cumprir alguns requisitos básicos para obter o benefício. Neste ano de 2024 começaremos a implantação do projeto com a seleção dos candidatos para iniciarem os trabalhos em 2025 nas escolas. 


Imagens