Alunas de Medicina da FAFIPE/FUNEPE Participam de Intercâmbio Estudantil pela IFMSA Brazil

As alunas Ana Carolina Avelar, Bárbara Baptista Lopes e Bárbara Lorena Santana Dourado, do 8º semestre do curso de Medicina da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, tiveram uma experiência transformadora em suas jornadas acadêmicas participando de Programas de Intercâmbio Estudantil pela IFMSA Brazil. A IFMSA Brazil - Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil é uma organização estudantil, suprapartidária e sem fins lucrativos, organizada e gerida por trabalho voluntário de estudantes de medicina de todo o mundo. Presente em 153 escolas médicas no país, a instituição representa mais de 6000 filiados e oferecer transformação pessoal, local e global, por meio de intercâmbios estudantis, projetos voltados para o impacto positivo da comunidade e viabilizar que o estudante de medicina descubra e desenvolva seus potenciais, através do amplo contexto diversificado oferecido.

Experiências

A aluna Ana Carolina Avelar realizou um intercâmbio clínico-cirúrgico nacional, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na cidade de Passos, Minas Gerais, na área de Medicina de Família e Comunidade. De acordo com a acadêmica, fazer estágio em medicina de família e comunidade foi uma experiência transformadora que a permitiu conhecer melhor a área vivenciada como também contribuiu significativamente para o seu crescimento. “Pude interagir com pacientes e acompanhar consultas e com isso, ganhei confiança para conduzir atendimentos, aprendendo a ouvir e a entender as necessidades de cada um. Além disso, o estágio me proporcionou a oportunidade de conhecer outro estado e uma realidade diferente da que estou acostumada atualmente no estado de São Paulo, o que ampliou minha perspectiva sobre a saúde pública e as diversas condições de vida das pessoas”. Ana conta que essa experiência enriqueceu o seu entendimento sobre as necessidades específicas de cada comunidade e a importância de adaptar o cuidado à realidade local. “A receptividade do médico, das internas e da IFMSA Brazil UEMG foi excepcional, o que facilitou muito minha adaptação e contribuiu para um ambiente de aprendizado colaborativo”, relata.

Bárbara Baptista participou de um intercâmbio clínico-cirúrgico internacional em Dermatologia na Espanha, em Madrid, no Hospital Universitário 12 de Octubre, o 5º melhor hospital de dermatologia do país. A aluna conta que a sua experiência foi muito especial desde o início de sua experiência. “Fui aceita pela Universidad Complutense de Madrid, uma das melhores universidades públicas da Espanha, fundada em 1845. A estrutura da faculdade e do hospital universitário é excelente, com acesso aos principais hospitais do país. No Hospital Universitário 12 de Octubre, o 5º melhor hospital de dermatologia da Espanha, pude vivenciar casos que só vemos nos livros, aprendendo muito sobre áreas médicas e saúde pública”. Ela conta que teve contato com cerca de 20 estudantes de diferentes países, o que tornou o seu aprendizado ainda mais  enriquecedor, especialmente por trabalhar em inglês e espanhol, o que a fez sair da sua zona de conforto e se empenhar ainda mais na missão de aprendiz. “O ensino da medicina brasileira é muito bem-visto lá, e todo o corpo clínico me acolheu com grande generosidade. Essa experiência foi a realização de um sonho antigo, algo que sempre desejei antes mesmo de entrar na faculdade. Sou profundamente grata a Deus por essa oportunidade. Fiz amizades incríveis e aprendi muito sobre saúde global. Voltar à rotina foi difícil, mas essa vivência me motiva cada vez mais a seguir meu caminho”.

A aluna Bárbara Lorena Santana Dourado realizou um intercâmbio clínico-cirúrgico nacional em neurocirurgia, sediado na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Segundo ela, vivenciar a experiência de acompanhar o serviço e a equipe de neurocirurgia do Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo, a permitiu vivenciar o dia a dia da profissão em contato com os residentes de vários anos de especialização (R1 a R5), além de profissionais como neurocirurgiões experientes nas áreas oncológicas, neurofuncional, coluna, trauma, base de crânio, nervos periféricos, endovascular e pediatria.

“Foi uma oportunidade única e que me deixou ainda mais encantada pela profissão. Tive a oportunidade de acompanhar diversas cirurgias, discutir os casos dos pacientes com a equipe antes e depois da abordagem cirúrgica, participar de aulas, acompanhar os atendimentos nos ambulatórios e no pronto-socorro, dar meu primeiro plantão de 30h, realizar procedimentos e avaliação de pacientes. Além disso, tive contato com profissionais incríveis que tiveram muita paciência em explicar e ensinar as condutas e o manejo de diversas patologias neurológicas e também dos exames de imagem, como a ressonância magnética e tomografias. E por fim, o contato com pacientes que diariamente reforçavam a importância do cuidar e do acolher dentro da medicina. Sem dúvidas, foi uma oportunidade transformadora e que somou e me direcionou para a minha escolha profissional”, encerrou a aluna.