6 motivos para participar ativamente da Avaliação Institucional

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE, como Instituição de Ensino Superior, passa anualmente por todos os processos de avaliação proposto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Uma das necessidades da instituição ao seguir as normas definidas pelo Ministério da Educação é promover a Avaliação Institucional, que é realizada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA. Segundo a gestão da Comissão, a ferramenta é mais que uma obrigatoriedade da IES, uma vez que dos dados obtidos na pesquisa, possibilita consolidar avanços e superar as fragilidades da instituição, e, por isso, deve ter a participação de todos.

Para trazer mais informações sobre a importância da Avaliação Institucional, elencamos aqui 6 motivos para responder à avaliação e seguir contribuindo em todos os semestres.

Confira!

1. Melhoria da qualidade dos serviços

Ao participar da avaliação institucional, você contribui diretamente para identificar pontos de melhoria nos serviços oferecidos, como ensino, infraestrutura e atendimento ao aluno. Suas opiniões são valiosas para aprimorar o ambiente acadêmico e administrativo.

2. Participação ativa na gestão

Responder à avaliação institucional é uma forma de exercer seu papel como parte ativa da comunidade. Sua voz ajuda a moldar decisões estratégicas da instituição, como alocação de recursos e definição de prioridades.

3. Fortalecimento do ensino e aprendizagem

A avaliação permite que a instituição identifique aspectos do ensino que podem ser aperfeiçoados, como a didática dos professores, metodologias de ensino, e a relação professor-aluno. Assim, você contribui para um ambiente mais propício ao aprendizado.

4. Aumento da transparência

Ao responder à avaliação, você estimula a transparência das ações institucionais. As avaliações frequentemente resultam em relatórios e planos de ação que mostram claramente o que está sendo feito para melhorar com base no feedback da comunidade.

5. Oportunidade de expressar sua opinião

A avaliação institucional é o momento em que sua opinião conta formalmente. É uma oportunidade de dar feedback sobre suas experiências pessoais, ajudando a construir um espaço acadêmico mais adequado às necessidades de todos.

6. Valorização da comunidade

Quando os membros da instituição participam da avaliação, a gestão demonstra maior interesse em investir no que realmente importa para a comunidade acadêmica. Isso resulta em um ambiente mais harmonioso, colaborativo e alinhado às expectativas de alunos, professores e funcionários.

Esses são pontos que mostram o valor da sua participação para o crescimento e a melhoria contínua da nossa instituição. Neste semestre, a FAFIPE/FUNEPE realiza a Avaliação Institucional entre os dias 21/10 a 01/11. Agora que você já sabe a importância desse instrumento, não deixe de participar. Contamos com sua colaboração.