Notícias

                Considerando que temos feito uma gestão bem-sucedida frente à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, apresentamo-nos para renovar os compromissos com esta Instituição, com sua mantenedora (a FUNEPE), com a comunidade acadêmica e com a comunidade local. Nesse sentido, eu –Wanderli Aparecido Bastos - e a Professora Fabiana Ortiz Tanoue de Mello trazemos um sucinto relato das ações empreendidas ao longo deste primeiro mandato que se expira no próximo agosto e projetamos outras medidas que devem consolidar e fortalecer a FAFIPE e a FUNEPE no que tange às áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

DOS PRINCIPAIS FEITOS

1. Recredenciamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, conforme Portaria CEE/GP nº 500 de 11-12-2014 DOE de 12/12/2014.

2. Implantação dos Cursos de:

  • Engenharia Agronômica

Atualização do Projeto Pedagógico.

Funcionamento do Curso autorizado, conforme Portaria CEE/GP nº 105 de 18-03-2015, publicado no DOE de 19/03/2015.

  • Bacharelado em Educação Física

Atualização do Projeto Pedagógico.

Projeto aprovado pela Portaria CEE/GP nº 421, de 26/10/2015.

Início do Curso previsto para segundo semestre de 2016.

  • Bacharelado em Direito – Processo CEE nº 490/2008.

Atualização do Projeto Pedagógico, Protocolado no CEE-SP - Ofício nº 35 de 30/07/2015.

Visita dos Especialistas da OAB nos dias 17 e 18/11/ 2015.

Processo em andamento no CEE-SP.

3. Elaboração e Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina.

4. Renovação de Reconhecimento dos Cursos de:

  • Administração - Portaria CEE/GP nº 447, de 05-11-2014, Publicado no DOE em 06/11/2014.
  • Pedagogia - Portaria CEE/GP nº 37, de 29-01-2015, Publicado no DOE em 30/01/2015.
  • Psicologia – Portaria CEE/GP nº 210, de 08-07-2015, Publicado no DOE em 17/07/2015.
  • Ciências Contábeis - Portaria CEE/GP nº 84, de 30-03-2016, Publicado no DOE em 31/03/2016.

5. Instituição do Núcleo Docente Estruturante, órgão que deve existir em todos os cursos da FAFIPE, para dar apoio permanente aos respectivos Coordenadores, de modo a assegurar excelência de qualidade.

6. Criação da Assessoria de Gestão Pedagógica da FAFIPE. Os Assessores de Gestão Pedagógica são responsáveis por estabelecer vínculos de interesses mútuos entre os Cursos da FUNEPE e instituições e/ou empresas, públicas e privadas, cujos interesses se deem em qualificação e/ou educação, na sua forma plena ou continuada. De fato, a Assessoria, ao lado da Coordenação de Ensino Pesquisa e Extensão, tem sido responsável pela condução de diversos projetos de âmbitos interno e externo.

7. Criação do cargo de Assistente de Direção, que tem garantido maior eficiência na gestão acadêmica.

8. Reelaboração do Regimento Interno da FAFIPE, atualizando  a estrutura e funcionamento da Instituição, bem como tornando-a mais democrática.

9. Elaboração do Manual de Procedimentos da FAFIPE, documento que organiza e disciplina as ações dos vários setores e órgãos da Faculdade.

10. Institucionalização do Calendário de Eventos da FAFIPE.

11. Fortalecimento dos eventos voltados para a própria comunidade acadêmica, bem como atividades de envolvimento à comunidade externa.

12. Realocação da Coordenação de Ensino Pesquisa e Extensão na Faculdade. (Este órgão figurava no organograma da Fundação)

13. Implantação deste processo de escolha democrática do dirigente máximo da Faculdade, assegurando a participação de todos os segmentos envolvidos na rotina acadêmica.

14. Representação efetiva da FAFIPE na AIMES - SP (Associação das Instituições Municipais de Educação Superior do Estado de São Paulo).

15. Contribuição no processo de regularização da natureza jurídica da FUNEPE. Hoje, fundação pública de direito privado, a identidade da instituição mantenedora da Faculdade não representa ameaça para a permanência desta IES no sistema estadual de educação.

16. Contribuição na reelaboração da marca “FUNEPE”.

DAS PRINCIPAIS AÇÕES PROJETADAS

                Tais realizações têm consolidado a boa tradição cinquentenária desta Instituição e apontado caminhos que certamente fortalecerão sua imagem acadêmica e sua inserção na comunidade local e regional. Para aprofundar e aprimorar as transformações alavancadas neste período, de 2013 até hoje, é que nos reapresentamos com a intenção de continuar à frente da FAFIPE. Assim elencamos novas ações que deverão ser desenvolvidas entre 2017 e 2021:

1. Consecução da Informatização das rotinas acadêmicas (chamada, registro de conteúdo lecionado, controle de notas e avaliações etc) e da secretaria.

2. Renovação e ampliação do acervo impresso e virtual da Biblioteca, bem como otimização do acesso ao espaço e ao acervo.

3. Implantação de monitoria discente e de iniciação científica, o que estreitaria os vínculos de pertença entre membros do corpo discente e a Instituição, além de despertar vocação para a produção científica na Faculdade.

4. Aprimoramento permanente da qualidade dos cursos já instalados, por meio de incrementos materiais e de busca de soluções pedagógicas.

5. Estímulo à permanente qualificação do corpo docente.

6. Implantação de Cursos de Pós-Graduação lato sensu nas áreas dos cursos de graduação já instalados, bem como apresentação de amplo repertório de atividades e cursos de extensão.

7. Implantação de pelo menos um programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado), individualmente ou em parceria com outra instituição.

8. Busca de fomento à produção acadêmica através da aproximação a agências como CNPq, CAPES e FAPESP.

9. Ampliação do repertório de cursos de graduação, com vistas a alcançar o patamar de Centro Universitário. A propósito, já estão em fase final de elaboração os projetos pedagógicos de Engenharia de Produção (com ênfase na agroindústria), Engenharia de Alimentos, Farmácia e Enfermagem.

10. Implantação da Escola de Aplicação da FUNEPE, que inicialmente atenderá crianças entre três e cinco anos, sob a supervisão do Curso de Pedagogia.     

11. Supervisão da instalação do novo campus da FUNEPE.

12. Supervisão da instalação do Núcleo Escolar (ou Universitário) de Atendimento à Comunidade, espaço que reuniria uma série de serviços à comunidade, no âmbito dos Cursos de Graduação atuais (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Agronômica, Pedagogia e Psicologia) e dos que serão implantados. Assim, esse espaço disporá de clínica de psicologia, escritório jurídico, escritório de assessoria contábil e de gestão empresarial, assessoria ao setor agrícola, ambulatório médico etc.

A Instituição nos tem dado a oportunidade de erigir projetos ligados à educação que redundam em melhorias na vida da comunidade. Isso nos faz gratos. E se pudermos continuar dirigindo a FAFIPE por mais quatro anos, continuaremos investindo na convicção de que a educação é a forma mais eficiente de garantir aproximarmo-nos da plenitude humana.