Cursos

Nome do curso: Educação Especial com Ênfase em Dediciência Auditiva
Modalidade: Pós Graduação
Carga horária total: 600 horas
Quantidade de mensalidades: 27 meses

O curso visa desenvolver a capacidade didático-pedagógica de docentes para desenvolver e avaliar ações educativas no processo de ensino e de aprendizagem junto a estudantes com necessidades especiais, com ênfase na deficiência auditiva. Outro foco do curso é habilitar docentes ao uso da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS – no processo de ensino de estudantes com deficiência auditiva.

» GRADE CURRICULAR
 
MÓDULO I
 
DISCIPLINAS:
HORAS:
Fundamentos da Educação Especial
24
Aspectos históricos, político-educacionais da educação especial
16
Metodologia da pesquisa I
16
CARGA HORÁRIA
56
 
 
MÓDULO II
 
DISCIPLINAS:
HORAS:
A dinâmica familiar das pessoas com necessidades educacionais especiais
24
Educação Profissional e a inserção do portador de necessidades educacionais no mercado de trabalho
16
Inclusão escolar das pessoas com necessidades educacionais especiais
40
Aspectos práticos no atendimento a pessoas com necessidades educacionais especiais
40
Metodologia da pesquisa II
24
CARGA HORÁRIA
144
 
 
MÓDULO III
 
DISCIPLINAS:
HORAS:
Didática e educação de surdos
24
Fonética, fonologia, morfologia, semântica e pragmática
24
Supervisão de Monografia I
24
CARGA HORÁRIA
72
 

MÓDULO IV
 
DISCIPLINAS:
HORAS:
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS 1
40
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS 2
88
Seminários de Educação Especial (estudos de caso)
40
Tecnologia educacional (noções sobre o manejo com AASIS)
32
Supervisão de Monografia II
28
Estágio Supervisionado
100
CARGA HORÁRIA
338
 


COORDENADOR DO CURSO COM TITULAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Profa. Dra. Larissa Helyne Bassan, Graduada em Fonoaudióloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase na área de Linguagem. Possui Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Campus de Marília, sua pesquisa enfoca o trabalho pedagógico, a zona de desenvolvimento proximal e os níveis de ajuda no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, o estudo foi orientado pela Profa. Dra. Stela Miller. É membro do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural". Atualmente, atua como fonoaudióloga educacional na Secretaria Municipal de Educação de Penápolis e também como professora da disciplina "Literatura Infantil" do curso de Pedagogia na FUNEPE (Fundação Educacional de Penápolis).

CORPO DOCENTE COM TITULAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Composição do corpo docente do Curso de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA


» CORPO DOCENTE
 
PROFESSOR:
TITULAÇÃO:
CÉLIA REGINA DA SILVA
Mestre
CLEDIVALDO AP. DONZELLI
Mestre
ELISANA MARTA MACHADO DE SOUZA
Doutor(a)
ENI DE FÁTIMA MARTINS
Mestre
FERNANDA GUILARDI SODELLI
Mestre
GREICE FERREIRA DA SILVA
Mestre
LARISSA HELYNE BASSAN
Doutora
LIDIA RAQUEL LOUBACK PARANHOS
Mestre
MARIA PAULA CALIXTO DE SÁ
Mestre
REGINALDO CORRER
Doutor(a)
 
Coordenação