GRUPO DE PESQUISA “SOCIOLOGIA, POLÍTICA E CIDADANIA”

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS:

O Grupo de Pesquisa “Sociologia, Política e Cidadania” procura compreender fenômenos e processos sociais e políticos a partir da perspectiva de suas formações históricas e trajetórias de desenvolvimento. Três grandes questões sociopolíticas da atualidade constituem-se em eixos centrais do grupo de pesquisa: a primeira questão consiste nas conexões entre conhecimento, poder e dominação, que permeia, dentre outros aspectos, a relação entre “saber” e “poder” e “trabalho” e inclui a Sociologia do Conhecimento; a segunda questão consiste nas conexões entre Estado, sociedade e democracia, que buscará compreender a natureza da democracia a partir das diversas relações entre Estado e sociedade, e por fim a terceira questão consiste no complexo temático envolvendo desenvolvimento, planejamento e políticas para a cidadania, cujos estudos, amparados por teorias de alcance internacional, permitem um olhar mais específico para o caso nacional, em especial quando se observa a história política do Brasil e a difícil construção da cidadania no país. Considerando como central a temática da cidadania, tanto em termos internacionais como nacionais, o objetivo do grupo constitui-se em desenvolver reflexões e pesquisas sobre questões gerais da Sociologia e da Política, e também sobre a temática específica da cidadania, principalmente em relação às principais variáveis econômicas, políticas, sociais e culturais que possuem implicações diretas. 


Assim, o grupo divide-se em três linhas de pesquisa: 

Linha de Pesquisa 1: Conhecimento, Poder e Dominação

Ao buscar compreender as conexões entre conhecimento, poder e dominação esta linha de pesquisa utilizar-se-á predominantemente de alguns referenciais teóricos, como a Sociologia do Conhecimento (em especial o arcabouço teórico desenvolvido por Karl Mannheim), bem como teorias sociais e políticas mais contemporâneas, como as da Escola de Frankfurt, de Michel Foucault, de Pierre Bourdieu e de Jürgen Habermas para compreender os nexos existenciais entre “saber”, “poder” e “trabalho”. 


Linha de Pesquisa 2: Estado, Sociedade e Democracia

A compreensão da natureza da democracia a partir dos mais diversos arranjos entre Estado e sociedade são o eixo central desta linha de pesquisa. Questões como “participação” e “representação”, “teorias da democracia”, “complexos sociais fortes e fracos”, “teoria geral do Estado”, “autoritarismos e totalitarismos”, “movimentos sociais” e “construção de pactos sociais”, são algumas das principais temáticas a serem abordadas. 


Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento, Planejamento e Políticas para a Cidadania

A partir da relação entre Desenvolvimento e Planejamento, esta linha buscará compreender a formação e a trajetória da cidadania, em particular no caso brasileiro, com ênfase para questões como “subdesenvolvimento”, “marcha dos direitos”, “planificação econômica”, “planificação democrática”, “políticas públicas para a cidadania”. 


COMPOSIÇÃO:

O grupo de pesquisa reúne professores, pesquisadores e estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), com contribuição de outros pesquisadores independentes ou vinculados a instituições de ensino e pesquisa, do Brasil ou do exterior. 


Líder:

Prof. Me. Thiago Pereira da Silva Mazucato (doutorando UNESP e atualmente docente na FUNEPE) 


Pesquisadores Colaboradores:
 

Profa. Dra. Alessandra Guimarães Soares (Doutora - UFSCar)

Profa. Me. Aline Vanessa Zambello (Doutoranda - UNICAMP)

Prof. Me. Carlos Eduardo Tauil (Doutorando – UNESP)

Prof. Me. Cledivaldo Aparecido Donzelli (Mestre, docente na FUNEPE)

Prof .Me. Euller Xavier Cordeiro (Mestre, docente na FUNEPE)

Prof. Dr. Felipe Fontana (Doutor – UFSCar)

Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho (Doutor – UFSCar)

Prof. Me. Luiz Antonio Albertti (Mestre, docente na FUNEPE)

Profa. Me. Thábata Biazzuz Veronese (Mestre, docente na FUNEPE)

Profa. Dra. Vera Alves Cepêda (Doutora – UFSCar)

Prof. Esp. Wesley Piante Chotolli (Especialista, docente na FUNEPE) 

 

Estudantes:
 

Ana Laura Teixeira Souza (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Andréia Proença Guimarães (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Carolina de Freitas Craveiro (2018-  )

César Alcir Fagundes (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Eduardo Doutrado Silva (Pedagogia/FUNEPE) (2018-  )

Emanuelle Machi da Costa (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Gabriel Felipe Carboni (Administração/FUNEPE) (2018-  )

Giovana Oliveira Cazaroti (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Isadora Portella Ferreira Venâncio (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Luana Braz Laguna (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Nathiely Almeida de Souza (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Rafaela Sara Amaral (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Stephani Martins Vargas (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Thais Vitória martins Amorim (Direito/FUNEPE) (2018-  )

Vitor Henrique de Souza (Direito/FUNEPE) (2018-  )


Estudantes Egressos:

Cyana Lívia Maciel Bassan Lobato (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
Fernando Henrique Martiniano (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
José Carlos de Andrade Júnior (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
Manuela Hecht Pizzo Galli (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
Martchello Passeri (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
Rosane de Fátima Centenaro Dantas (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
Suzeli Maria Ferreira (Direito/FUNEPE) (2017-2018)
Veridiana de Moura Bife Castilho (Direito/FUNEPE) (2017-2018)


Atividades do grupo de pesquisa:

São atividades das linhas de pesquisa:

  • Palestras;
  • Minicursos;
  • Ciclos de Cinema e discussões;
  • Congressos ou Jornadas sobre temáticas contemporâneas;
  • Cursos de formação de curta duração;
  • Publicações (artigos, revistas, capítulos, livros) sobre as temáticas das linhas

Dentre os objetivos do Grupo de Pesquisa “Sociologia, Política e Cidadania”, além da produção e circulação de conhecimentos, pretende-se também a criação de uma rede de pesquisa interna à FUNEPE em âmbito nacional e internacional. 

Atividades já desenvolvidas:
 

  1. Minicurso “Introdução à Sociologia”, proferido pelo Prof. Me. Thiago Mazucato, realizado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em julho de 2016.
  2. Minicurso “Sociologia do Conhecimento”, proferido pelo Prof. Me. Thiago Mazucato, realizado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em julho de 2016.
  3. Minicurso “História Política do Brasil”, proferido pelo Prof. Me. Thiago Mazucato, realizado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em julho de 2016.
  4. Ciclo de Palestras “Direito e Cidadania”, em realização na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) durante o ano de 2017.
  5. Palestra "Direito, Política e Cidadania", proferida pela Profa. Dra. Vera Alves Cepêda, realizada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Penápolis), em março de 2017.
  6. Minicurso “Como fazer uma pesquisa de Iniciação Científica”, proferido pelo Prof. Me. Thiago Mazucato e pelo Prof. Esp. Wesley Chotolli, realizado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em abril e maio de 2017.
  7. Palestra "Direito Constitucional e Democracia no Brasil", proferida pelo Prof. Me. Carlos Eduardo Tauil", realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em agosto de 2017.
  8. 08 - Mesa Redonda "É Possível ter Convicções sem se tornar um Fanático?", proferida pelo Prof. Me. Thiago Mazucato, pelo Prof. Me. Luiz Albertti e pelo Prof. Me. Euller Cordeiro, realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em agosto de 2017. 
  9. Palestra "A Noção de Justiça para o Judiciário Brasileiro", proferida pela Profa. Dra. Alessandra Soares, realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em setembro de 2017.
  10. Minicurso "Projetando uma Pesquisa de Iniciação Científica", proferido pelo Prof. Me. Thiago Mazucato e pelo Prof. Esp. Wesley Chotolli, realizado na ETEC João Jorge Geraissate em outubro de 2017.
  11. Palestra "Formação Econômica e Social dos Bairros Rurais de Penápolis: 1940-1970", proferida pelo Prof. Me. Cledivaldo Donzelli, realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em outubro de 2017.
  12. Mesa Redonda "Direito e Política: um debate necessário - reflexões sobre justiça e reforma política", proferida pelo Prof. Dr. Gabriel Antônio Burnatelli e pelo Prof. Me. Carlos Cesar de Souza, realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em novembro de 2017.
  13. Mesa Redonda "Direito, Educação e Psicologia", proferida pelo Prof. Dr. Otávio Barduzzi e pela Profa. Me. Simone Cheroglu, realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em novembro de 2017.
  14. Mesa Redonda "Direito e Economia - reflexões sobre escassez, justiça e direitos humanos", proferida pelo Prof. Dr. Joelson Carvalho, pela Profa. Dra. Alessandra Soares e pelo Prof. Me. Carlos Eduardo Tauil, realizada na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em novembro de 2017.
  15. Minicurso "Planejamento de Pesquisa de Iniciação Científica", proferido pela Profa. Dra. Alessandra Soares, pelo Prof. Me. Thiago Mazucato e pelo Prof. Esp. Wesley Chotolli, realizado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), em março de 2018.
  16. Minicurso "Escrita Científica no Word", proferido pela Profa. Me. Aline Zambello, realizado na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), em março de 2018.
  17. Publicação do livro "Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico", pela Editora FUNEPE em parceria com o Grupo de Pesquisa "Ideias, Intelectuais e Instituições" (CNPq/UFScar) e o LabPol - Laboratório de Política e Governo (UNESP), organizado pelo Prof. Me. Thiago Mazucato.
  18. Publicação do livro "Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim - teoria, método e aplicação", pela Editora FUNEPE em parceria como Grupo de Pesquisa "Ideias, Intelectuais e Instituições" (CNPq/UFSCar) e o LabPol - Laboratório de Política e Governo (UNESP), organizado pelo Prof. Me. Thiago Mazucato e pela Profa .Dra. Vera Cepêda.
  19. Mesa Redonda "Educação, Cultura e Diversidade - reflexões sobre o Brasil atual", proferida pela Profa. Me. Aline Zambello, pelo Prof. Me. Ivan Silva, pelo Prof. Me. Erik Borda e pelo Prof. Me. Thiago Mazucato, com mediação do Prof. Esp. Wesley Chotolli, realizada pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em abril de 2018.
  20. Minicurso "A Metodologia na Prática da Pesquisa Científica", proferido pelo Prof. Me. Thiago Mazucato, realizada pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em abril de 2018.
  21. Oficina/Treinamento "A BNCC como política pública de Educação - uma análise a partir da formulação e gestão de políticas públicas", proferida pela Profa. Dra. Alessandra Soares e pela Profa. Me. Aline Zambello, realizada pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis, realizada em abril de 2018.