Pesquisa

Pesquisa


A pesquisa científica é um dos pilares essenciais da formação acadêmica, um instrumento extremamente valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior.  Também é base para o crescimento institucional e contribui com o avanço de todas as áreas do conhecimento.

A FAFIPE/FUNEPE se preocupa e prioriza o desenvolvimento da ciência através de programas científicos, grupos de pesquisa, projetos com nossos alunos, eventos científicos e geração de novos conhecimentos, nas grandes áreas de formação.

 

Dados e contato do coordenador de pesquisa

Prof. Dr. Rafael Bottaro Gelaleti – coordenador de Pós-graduação

e-mail: rafael.gelaleti@funepe.edu.br

 

Programas de Pesquisa

Programa de incentivo à Pesquisa Docente - 2022

Incentivo à Pesquisa destinado aos docentes pesquisadores da FAFIPE/FUNEPE nas diversas áreas do conhecimento, com o intuito de fomentar, desenvolver e consolidar o pilar da pesquisa na instituição, bem como apoiar o andamento e qualidade da Iniciação Científica com os discentes da instituição e a geração de grupos e linhas de pesquisa.

Neste programa, os docentes contemplados têm como objetivos elaborarem e gerenciarem grupos de pesquisa, projetos de pesquisa e iniciação científica junto aos discentes da instituição, promoverem parcerias com outros centros e fomentar a pesquisa na instituição.


Grupos de Pesquisa

Diabete e Gestação – Saúde Materno-infantil

Líder Pesquisador: Prof. Dr. Rafael Bottaro Gelaleti – FAFIPE/ FUNEPE

Docente Colaboradora: Profa. Dra. Débora Cristina Damasceno – FMB – UNESP

Grupo de pesquisa com o objetivo de avaliar as repercussões materno-fetais decorrentes da hiperglicemia na gestação. Serão estudados dados clínicos de gestantes diabéticas e com hiperglicemia na gestação, bem como seus recém-nascidos. Com o intuito da elaboração de projetos de iniciação científica com os alunos da FAFIPE/ FUNEPE com temas relacionados ao diabete, gestação, obesidade, tratamento com insulina e resultados perinatais.

 

Direito Aplicado ao Agronegócio e Novas Tecnologias

Líderes Pesquisadores: Prof. Me. Marcos Freitas Pereira e Profª. Me. Thábata Biazzuz Veronese – FAFIPE/FUNEPE

O Grupo de Pesquisa tem como objetivo proporcionar a ampla análise e o debate investigativo, por meio de estudos e pesquisas relacionados ao campo do Direito aplicado ao Agronegócio e as relações que envolvem as novas tecnologias e as inovações aplicadas aos modelos de negócio na atualidade, bem como os demais cenários jurídicos e/ou sociais com interferência direta no desempenho e na sobrevivência da atividade econômica na cadeia desenvolvimento do agronegócio. O grupo também terá entre seus propósitos uma análise interdisciplinar com temáticas relacionadas a outros campos do saber Jurídico que tenham conexões na atividade do agronegócio, tais como: Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito do Trabalho, Direito Digital, Direito Empresarial, entre outros.

 

Grupo de Estudos de Fisiologia do Exercício Físico – (GEFEF)

Líder Pesquisador: Prof. Dr. Fernando Fabrizzi – FAFIPE/FUNEPE

Docentes Colaboradores:

Prof. Dra. Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte – UFSCar

Prof. Dr. Carlos Eduardo Lopes Verardi – UNESP - Campus Bauru

Prof. Dr. Lucas Agostini – FAFIPE/FUNEPE

O Grupo de Estudos de Fisiologia do Exercício Físico tem como objetivo desenvolver pesquisas no âmbito da fisiologia do exercício físico aplicada a promoção de saúde, à saúde psicofisiológica e ao desempenho esportivo. Com foco na busca sobre possíveis evidências entre a pratica regular de exercícios físico, seus benefícios e malefícios aos seus praticantes.

 

Grupo de Pesquisa em Gestão de Pessoas

Líder Pesquisador: Prof. Me. Marcelo Ricardo Martelo – FAFIPE/FUNEPE

O Grupo de Pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de projetos relacionados ao estímulo e estudos voltados a área da gestão de pessoas. Linhas de pesquisa envolvendo o comportamento organizacional, gestão da informação e do conhecimento, qualidade de vida no trabalho, liderança e equipes, contribuindo assim, para a formação profissional e científica.

 

Inter–faces: grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde mental

Líder Pesquisadora: Profa. Dra. Eni de Fátima Martins – FAFIPE/ FUNEPE

Docentes Colaboradoras:

Profa. Dra. Elisana Marta Machado de Souza – FAFIPE/ FUNEPE

Profa. Dra. Érica de Freitas Alves Serrano – FAFIPE/ FUNEPE

O Grupo de Pesquisa Inter–faces tem por objetivo o incentivo à pesquisa orientada mediante a iniciação científica, visando a produção de conhecimentos que impactam a saúde mental de indivíduos, grupos e comunidade. Com linhas de pesquisa envolvendo processos de escolarização, produção da queixa escolar, patologização, medicalização da infância/adolescência, bem como interface entre saúde mental da comunidade acadêmica e Psicologia Escolar/ Educacional no Ensino Superior.

 

LIM – CT: Laboratório de Informação e Métricas em Ciência e Tecnologia

Líder Pesquisadora: Profa. Dra. Cátia Cândida de Almeida – FAFIPE/ FUNEPE

Docentes Colaboradores:

Profa. Dra. Meire Luci da Silva

Prof. Dr. Rafael Bottaro Gelaleti – FAFIPE/ FUNEPE

O grupo de pesquisa tem a missão de desenvolver pesquisas científicas de forma colaborativa e coletiva que contribuam para o conhecimento e consolidação de diversas áreas científicas. Com objetivo de investigar, avaliar, analisar e propor métodos e técnicas de análise de dados empregados em diversas áreas da Ciência e Tecnologia.

 

 Meio Ambiente e Sociedade

Líderes Pesquisadoras:

- Profa. Me. Rachel Tonhati – FAFIPE/ FUNEPE (Arborização Urbana)

- Profa. Dra. Juliana Iassia Gimenez – FAFIPE/ FUNEPE (Fitotecnia e Botânica)

- Profa. Dra. Elaine Costa - FAFIPE/ FUNEPE (Sustentabilidade e Gestão Ambiental)

Grupo é organizado em três linhas de pesquisa, nas quais são elaborados trabalhos voltados para a arborização urbana, evidenciando a importância do papel do profissional em atividades que vão desde a escolha correta das espécies, benefícios das árvores no meio urbano até sua correta manutenção. Fitotecnia envolvendo processos como a produção de sementes, mudas e a recuperação de áreas degradadas e de arborização urbana. E gestão ambiental urbana e rural, englobando estudos de recuperação de áreas degradadas, conservação de recursos hídricos e vegetais e também de reflorestamento para pagamentos de serviços ambientais (parceria com o PSA Ribeirão Lageado do DAEP).

 

Grupo de Pesquisa em Oncologia

Líder Pesquisadora: Profa. Dra. Gabriela Bottaro Gelaleti – FAFIPE/ FUNEPE

Grupo de pesquisa com o objetivo de estabelecer pesquisas envolvendo diversos tipos de neoplasias, fatores ambientais e biológicos, associados a respostas a diferentes tipos de tratamentos a fim de traçar diferentes perfis e vias de ação para entender melhor esse hall de alterações tão complexas. Além disso, estabelecer o cultivo de células tumorais, submetê-las a diferentes condições e tratamentos e traçar diferentes vias de ação envolvidas na resposta imunológica e desenvolvimento tumoral.

 

 As Representações da Identidade

Líder Pesquisadora: Profa. Dra. Daniela Aparecida Francisco

O grupo de pesquisa oferece a oportunidade de refletir sobre como diferentes identidades pessoais e de grupos são representadas na sociedade, quais os estereótipos e pré-conceitos associados às identidades de grupos considerados minoritários, como negros, indígenas, mulheres, crianças, LGBTQI+, pessoas com deficiência, dentre outros. Tendo como objetivos refletir sobre como diferentes identidades pessoais e de grupos são representadas na sociedade, investigar temáticas sobre a gênese, estrutura desenvolvimento da subjetividade humana, discutir temas pertinentes como ética, estética e  política de forma contextualizada, oferecer a possibilidade de pensar nas diferentes identidades e em como são representadas na sociedade, na literatura e no cinema, e desenvolver projetos de iniciação científica com estudantes dos variados cursos com temas que abordem questões de identidade e representação.