Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade

Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade




Acessibilidade, inclusão e diversidade são temas amplos e cada dia mais presentes na nossa sociedade. A diversidade é uma essência da condição humana. Natural e biologicamente somos iguais, diferentes e únicos. Todos nós queremos existir e mais do que isso, queremos sentir que existimos. Como uma comunidade social, a FUNEPE reconhece seu papel como instituição capaz de ampliar nosso olhar para o outro, sem estabelecer padrões normativos. A transformação da sociedade começa com a nossa própria transformação. É preciso valorizar e gerir a diversidade, nas pequenas decisões da vida diária. A diversidade é um valor, mas deve ser mais do que isso: deve ser uma ação concreta.


A FUNEPE abre suas portas a todos e todas porque acredita que “conviver transforma”.


E quem se transforma, transforma o mundo! “Todos os homens, mesmo que diversos, gozam da mesma dignidade. Sou homem e nada do que é humano é estranho à minha humanidade. “ Antonio Menegheiti.


Saiba mais sobre o NAID

O NAID tem como finalidade oferecer à realidade acadêmica/institucional da FAFIPE/FUNEPE contribuições à implementação de acessibilidade às pessoas com deficiência intelectual, física, visual, auditiva, múltipla, pessoas com altas habilidades/superdotação, com transtorno do espectro autista (TEA), dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), outros transtornos de aprendizagem, grupos minoritários e quaisquer outras características que necessitem de adaptações para gozo de condições equitativas, bem como promover um ambiente de respeito a todos, pela elaboração e efetivação de uma política institucional afirmativa que se baseie na Diversidade, Equidade e Inclusão.


Mas o que são grupos minoritários?

São pessoas que se encontram em situação de dependência ou desvantagem, por questões étnico-raciais, de identidade e orientação sexual, de gênero, de idade e de deficiência, em relação a grupos considerados majoritários.


:email:Fale com a gente naid@funepe.edu.br

O NAID quer saber a sua opinião, dúvidas e até queixas. Somos um canal aberto à comunicação com todos os setores da instituição.


O NAID contribui no planejamento, na execução, no monitoramento e na divulgação do conjunto de políticas, ações e serviços de acessibilidade e acolhimento às/aos estudantes e funcionárias/funcionários que assim necessitem, pois todos nós temos o direito de ser e estar no mundo, com inclusão e dignidade.


A Política de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade do NAID tem o objetivo de garantir a inclusão de pessoas com deficiência e demais grupos minoritários à vida acadêmica, eliminando barreiras pedagógicas, arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais, promovendo o cumprimento dos requisitos legais e sociais de acessibilidade, inclusão e diversidade.


“Como a natureza sabe, sem diversidade não existe evolução.” Isaias Raw